Tido como um dos mais importantes projetos a serem votados na Câmara Municipal de Campos neste ano, o novo organograma será apresentado nesta quinta-feira, às 14h, na Casa de Leis, e é de tal importância para o Executivo que será entregue em mãos pelo prefeito Wladimir Garotinho (PP), que levará a presidência, neste caso, ao seu concunhado, o presidente Frred Rangel, do mesmo partido, para que seja distribuído aos demais vereadores, com a expectativa de votação já na próxima semana.
Assim como destacamos em nota aqui no blog, no dia 13 de fevereiro, a Prefeitura tem prazo a cumprir por TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) com o Tribunal de Contas do Estado (TCE), e, com a maioria dos vereadores compondo a base aliada, 19 de 25, a aprovação é certa.
Além da importância que o novo organograma terá para a governabilidade com a criação de novos cargos e reorganização geral o que envolve diretamente os acordos políticos, valerá também para que alguns dos vereadores fiquem finalmente à disposição do Prefeito, e, assim serem nomeados na Prefeitura, assumindo ou reassumindo Secretarias dando espaço para suplentes que aguardam essa movimentação do tabuleiro. Os vereadores que venceram as eleições e tem acordo firmado com o prefeito, fazem questão de participar da nobre votação.
Outro ponto crítico na expectativa pela aprovação do novo organograma é a situação dos trabalhadores contratados como RPA, cuja demissão no início do ano gerou forte pressão sobre os 19 vereadores aliados. Estima-se que aproximadamente 40% dos cerca de 10 mil contratados tenham sido desligados, somando um impacto direto sobre cerca de 4 mil trabalhadores. A reestruturação proposta pode representar uma tentativa de minimizar os danos políticos causados por essas demissões, proporcionando alternativas para recomposição de parte dessa força de trabalho.
Há uma enorme expectativa por parte dos 19 aliados para se resolver a situação dos RPA`s que foram dispensados no início no ano, logo assim que se iniciou o novo mandato, o que foi considerado pelos dispensados um ato de ingratidão dos vereadores. A conta chegou e a pressão enorme esquentou a panela de pressão, sendo que de forma muito clara se sabe e já era anunciado, mesmo no ano eleitoral, no caso em 2024, que o corte aconteceria e não haveria solução a não ser de se fazer a ‘Escolha de Sofia’, ou seja, quem fica e os que vão.
Como não são oficialmente revelados os números exatos de RPA’s no governo municipal em Campos e estimasse que seriam em torno de 10 mil e com 40% demitidos de imediato, estamos falando em 4 mil trabalhadores.
Prefeito levará em mãos novo organograma na Câmara nesta quinta

Nenhum Comentário! Ser o primeiro.