Prefeitos que já exerceram dois mandatos consecutivos estão proibidos de concorrer a um terceiro mandato, mesmo que pleiteiem candidatura em município diferente.
TSE
Cai por terra assim a possibilidade de Carla Machado (PT), ao menos na disputa de 2024, ser candidata em Campos, repito, ao menos agora em 2024. Mas vamos aos fatos. A confirmação vinda do Plenário do TSE muda de imediato um cenário que apresentava a deputada estadual e ex-prefeita de São João da Barra, por quatro vezes, como segunda colocada nas intenções de votos dos campistas, e mesmo sem ter seu nome lançado pelo grupo político que compõe hoje, bateu a casa dos quase 20%, o que fez tremer o tabuleiro.
E sem Carla Machado? Qual será o candidato ou candidata que terá seu apoio. Em São João da Barra está mais do que consolidada sua capacidade inigualável de transferência de votos, mas em Campos? O que será? O diretório municipal garante a manutenção do nome de Carla Machado na disputa, por entender que os casos relacionados e discutidos no TSE não correspondem ao seu.
O PT tem nomes como a do professor Jefferson Manhães que iniciou sua caminhada já tem alguns meses, quando inclusive deixou a reitoria do IFF, após processo eleitoral interno; além de Helinho Anomal que ao longos dos anos sempre esteve à frente dos movimentos promovidos pelo partido, e ainda Elaine Leão, hoje pré-candidata ao Legislativo, mas que já tem seu nome ventilado para a disputa do Executivo.
Ainda há muito o que se debater, analisar e quem sabe construir novas alianças, haja visto que o União Brasil tem o nome da delegada Madeleine já anunciado e a pré-candidatura posta. As pesquisas estão sendo o caminho de muita reflexão e quem sabe mudanças estratégicas nesse tabuleiro que ainda está longe de um xeque mate, sendo que a retirada da que poderia ser considerada a principal peça da oposição, muda por completo todo o jogo.
Uma coisa é certa, Carla Machado fica maior nesse processo, pois não está inelegível como algumas pessoas pensam, a razão do impedimento para uma candidatura em Campos é outro, mas seu capital político está posta e agora é aguardar para medir os próximos movimentos e direcionamentos, para saber quem herdará em 2024, esse apoio que todos querem.
Nenhum Comentário! Ser o primeiro.